EVANDRO ALBANI: a metamorfose da palavra – PROJETO “CONVERSANDO COM O ESCRITOR”

Enquanto muitos digladiam, tentando elucidar se o que existe é “Literatura Capixaba” ou “Literatura  feita no Espírito Santo”, a poesia de Evandro Albani passeia livremente por entre estigmatizações e bairrismos, alçando voo livre à procura do âmago daquilo que nos atrai.

Não há muros que possam cercear os poemas de Um dia te encontro, Volúpia e O Abismo, os livros já lançados pelo autor. Eles escapam com facilidade das amarras temáticas, driblam os convencionalismos. Vão fluindo, metamorfoseando-se, camuflando-se, sugerindo, brindando-nos com uma sinestesia ora espiritualizada, ora carnal.

Escritos por um capixaba, os poemas que compõem as duas obras pertencem aos povos da Terra, à gente do nosso tempo:  essa transição ébria do século XX para o século XXI.

Cosmopolitas. Portadores de uma (in)contida sensualidade. Transgressores, sem cair no vulgar. Provocadores. São poemas que constituem um espelho das ânsias da contemporaneidade; como adverte Um dia te encontro, Volúpia! Falam da sede de ser, de tocar naquilo que não é corpóreo, de atingir aquilo que não se vê…

O Abismo convida para um jornada interior. Não é o Abismo expiatório de diversas religiões da humanidade, mas um abismo mais desconhecido ainda:  aquele que há em nós. Aquele no qual nos procuramos.

É interessante constatar como os jovens se identificam nos poemas de ambas as obras. É sinal de que eles terão vida longa na memória e na afetividade dos que os leem.

Antonio Neto

Projeto

Projeto “Conversando com o escritor”. EEEFM São Luís. Santa Maria de Jetibá – ES

Um dia te encontro, volúpia e  O Abismo

Anúncios

Sobre antoniopneto

Professor de Língua Portuguesa, contista e cronista.
Esse post foi publicado em Poesia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s