TEMPO DE CHUVA

chuva-na-tela_6407_1920x1440

PRÊMIO SARAIVA – Literatura Juvenil 2014

Cafezinho quente, fumegando! Bolinhos de chuva preparados com carinho de vó! É o sabor que nos deixa o livro de crônicas TEMPO DE CHUVA, um dos três vencedores do Prêmio Saraiva – Literatura Juvenil – 2014.

Que mãos escreveram esta obra que convida ao aconchego, à reflexão e ao riso?

As mãos que manejaram a alquimia lírica de Tempo de Chuva são de Carlos Almeida, mestre em Engenharia Civil, residente em Três Rios – RJ. Ele também foi o vencedor do III Concurso Literatura para Todos, promovido pelo Ministério da Educação dentre outras premiações a nível nacional.

TEMPO DE CHUVA é composto por 16 crônicas leves, repletas de brejeirice. Trazem a simplicidade e a sagacidade dos “matutos” dessas fronteiras Minas Gerais/Rio de Janeiro. Despretensiosas, fazem rir com facilidade; embora tenham como pano de fundo algumas tensões latentes na sociedade brasileira. Carlos Almeida aborda temas espinhosos com a leveza de um aquarelista. Não doutrina, faz refletir através do  humor. Um humor inteligente, da mesma estirpe de Luís Fernando Veríssimo. Um humor terapêutico, em um momento no qual os brasileiros carecem de motivos para esboçar um sorriso sincero.

A crônica, a cada ano, vem se firmando na Literatura Brasileira como um gênero que se renova, adapta-se aos veículos de comunicação e não deixa de encantar, criticar e fazer rir, ou chorar. Carlos Almeida, convocando um TEMPO de CHUVA – chuva de Literatura refinada, com fortes raízes fincadas na cultura popular – vem engrossar a plêiade de cronistas que acalantam o Brasil em tempos de Carnaval ou de pranto.

Quem sai na chuva é pra se molhar! Pois então, tire o calçado e banhe-se nessa chuva de histórias ingênuas, matutas, brejeiras e brasileiríssimas!

 

Antonio Neto

Santa Maria de Jetibá – ES, 01 de Fevereiro de 2016.

 

 

Tempo de chuva

Carlos Almeida

 

Anúncios

Sobre antoniopneto

Professor de Língua Portuguesa, contista e cronista.
Esse post foi publicado em Resenhas, Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s