Incríveis jogos de palavras: para acabar com a monotonia

minha capa incríveis

Autor: Laércio Bacelar

Acostumamo-nos com a definição de que a Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Isto é, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. E  o que dizer de um livro que descreve o próprio ato de escrever ?

Incríveis jogos de palavras: para acabar com a Monotonia…”, de Laércio Bacelar, leva o exercício metalinguístico ao ápice. Usando uma linguagem bem articulada, de fácil compreensão, essa obra de ficção infantojuvenil foi vencedor do IV Prêmio Agostinho de Cultura – 2013, tendo sido publicado pela editora Adonis, em 2015.

Tudo começa na Rede Metafórica de Televisão, na qual trabalha um roteirista que se vê às voltas com um pedido inusitado: o diretor de programação exige um roteiro “eletrizante”.

Socorrido pela Inspiração, uma espécie de Fada da Linguagem, o roteirista vai viver situações hiperbólicas, metafóricas, sinestésicas e paradoxais. A narrativa é, literalmente, “eletrizante”. Vilões e heróis da Semântica e do mundo lexical desafiam a imaginação, levando-nos à beira de um ataque de ansiedade (para saber o que virá no próximo capítulo).

As ilustrações de Ronan de Souza Lima dão um ar de HQ à trama. Imagens e texto se completam nessa aventura metalinguística.

Laércio Bacelar acertou na mão ao escrever este livro! O público infantojuvenil (e também o adulto) ganham um livro que, com certeza, vence a Monotonia.

Saia da Monotonia! Adquira o seu Incríveis jogos de palavras: para acabar com a monotonia…

Sobre o autor:

Laércio Nora Bacelar é licenciado em Letras em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais; fez Especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília e Doutorado em Artes (Linguística) pela Universidade Católica de Nimega (Nijmegen – Holanda). Lecionou na UNI R (Porto Velho – RO) ; UAM (Poznan – Polônia), UFU (Uberlândia – MG), UFG (Goiânia – GO), UNIUBE (Uberaba-MG), UNIR – (Campus de Guajará-Mirim/RO) e UNIVERSO (Goiânia – GO), como docente em nível de Graduação e Pós-Graduação, nas áreas de Lingüística, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Como pesquisador, atua na área de Etnolingüística, promovendo o resgate, a documentação e a análise da língua indígena Kanoê. Paralelamente, desenvolve atividades artístico-culturais (música e teatro) e, como poeta e contista, foi premiado em alguns concursos literários nacionais. (Fonte:Plataforma Lattes)

Anúncios

Sobre antoniopneto

Professor de Língua Portuguesa, contista e cronista.
Esse post foi publicado em Escritores de Minas Gerais e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Incríveis jogos de palavras: para acabar com a monotonia

  1. Laercio Bacelar disse:

    Grato, Antônio. A intenção foi exatamente essa… e suas palavras a sintetizam: uma aventura “eletrizante” no fantástico mundo das palavras, a Poeticidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s