ESCRITORAS DA REGIÃO  SERRANA SÃO HOMENAGEADAS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO

Amélia Schultz Zager

Em 16 de novembro de 2022, a escritora Amélia Schultz Zager, pertencente ao povo tradicional pomerano de Santa Maria de Jetibá, recebeu a Comenda Rubem Braga, em reconhecimento ao seu trabalho literário. Mas o caminho até o reconhecimento da ALES não foi fácil. Amélia é filha de agricultores e conheceu de perto todas as dificuldades que os camponeses capixabas enfrentam. Ela aprendeu a falar, primeiro, o Pomerano e, só depois, aprendeu o Português; por isso, sofreu muito preconceito. Apesar de ter uma vida repleta de lutas e desafios, esta poetisa-lavradora traz sempre uma mensagem de fé e resistência perante as dificuldades da vida. Ela é membro-fundadora da Academia de Letras, Artes e Cultura de Santa Maria de Jetibá,  tem participação em  coletâneas da Editora Jordem e por duas vezes consecutivas teve texto classificado para a coletânea “Escritos de Vitória”, que reúne escritores de todo o estado. Em 2019 foi classificada no concurso da VI Feira Literária do ES.

Edite Margarida Angeli

A escritora  Edite Margarida Angeli, de Santa Teresa,  também recebeu a Comenda. Edite é outro exemplo de superação e resiliência. A deficiência física não a impediu de ser mãe, professora e uma ativista cultural na “Doce Terra dos Colibris”. Os textos desta poetisa teresense encantam e inspiram as novas gerações a acreditarem que nada é impossível para os que acreditam em si.

Sandra Helena Klein Bertollo

Sandra Helena Klein Bertollo, de Marechal Floriano,  foi outra escritora das montanhas capixabas que recebeu a  honraria. Natural de Cariacica, ela é professora e uma mulher bastante dedicada às causas socioculturais.

Zeni Klug Berger

A homenagem especial, a Comenda Domingos Martins, foi concedida a  Zeni Klug Berger,  natural de Itarana. Esta escritora que escreve – literalmente – com os pés, publicou o livro “Pé no Chão”. Nesta obra, Zeni conduz o leitor às décadas de 70 e 80 da bucólica Itarana, revelando a intimidade de uma menina que enfrenta a deficiência física e os desafios da infância e da adolescência de cabeça erguida. A intimidade de uma família de descendentes de imigrantes é desvelada com bom humor e criticidade neste livro que deveria ser leitura frequente nas escolas capixabas. Atualmente, Zeni reside em Cariacica.

Entrega da Comenda Rubem Braga: Assembleia Legislativa do Espírito Santo

A Comenda Rubem Braga é entregue, desde 2013, às pessoas que se destacam nas atividades artístico-culturais capixabas. O proponente foi o deputado Torino Marques.  Neste ano, no mesmo evento, ocorreu o I Encontro das Academias de Letras do ES . As academias da região serrana que estiveram representadas foram: Academia de Letras, Artes e Cultura de Santa Maria de Jetibá (ALAC-SMJ), Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEART), Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”(AFHAL).  

Antonio Neto

Sobre antoniopneto

Professor de Língua Portuguesa, contista e cronista.
Esse post foi publicado em autores do Espírito Santo, escritores do Espírito Santo, Eventos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário